Morar sozinha: O que você precisa saber!

07:48

malas+tumblr

via reprodução
Fazer as malas e sair de casa não é simples assim, existe todo um planejamento antes de ir finalmente morar sozinha. Criei essa categoria aqui no blog para trocar minhas experiencias com vocês e talvez de "preparar para o perrengue que vem ai" falando entre aspas pois cada situação é uma situação, os fatos podem se aproximar mas nunca serão plenamente iguais. No meu caso foi um pouco complicado, sempre vivi em pé de guerra com a minha mãe (meus pais são separados) pois temos opiniões muito divergentes. Enfim, em um certo momento nós brigamos e eu comecei a procurar junto com o meu namorado casas em grupos no facebook da minha cidade, Rio Grande fica 20km do Cassino, que é o balneário daqui e alguns amigos já tinham conseguido casas assim assim, queria por que queria morar na praia e consegui (não tem coisa melhor) mas na primeira casa que eu aluguei só tinham três tomadas na casa inteira! É SÉRIO! Ai não deu certo e fomos para outra, a pessoa que nos alugou era completamente maluca, aparecia do nada por la, falava um monte de bobagem, não deu certo também. Ai meus avós tinham uma casa por aqui onde só vinham no verão e nos ofereceram, resultado acabamos aceitando, desde o inicio eles já haviam oferecido mas como havia saído em pé de guerra com a minha mãe não quis aceitar pois queria lidar sozinha com a situação, nos viramos bem pagando aluguel mas é muito melhor não pagar não é mesmo? Com isso estamos usando o dinheiro para comprar nossos móveis, decoração, guardar uma grana para comprar um carro...

Iniciando com o básico


morando+sozinha
Os gastos mensais de cada casa vai variar da frequência que se permanece na mesma e o número de pessoas, é obvio que quanto mais gente maior o gasto. Secador de cabelo, carregador, microondas, tudo isso consome muita energia elétrica e ela é uma das principais vilãs na hora de pagar as contas. O supermercado é complicado, as coisas estão cada vez mais caras, você sempre vai ter que gastar com comida, não tem como não comer.
Hoje em dia se tornou um pouco mais fácil alugar uma casa, não só existe as imobiliárias (que exige muitos documentos, renda fixa, seguro fiança* ou fiador*) como também existem contratos direto com o proprietário (vocês combinam o valor entre si e fazem um acordo entre contrato/pagando apenas o aluguel adiantado/calção), algumas pessoas alugam de duplas até grupos utilizando as redes sociais, sempre existe alguém oferecendo e alguém procurando, principalmente em grupos de universitários, além disso existem as opções de mobiliada e não-mobiliadas. Alguns contratos exigem que você pague o IPTU da casa enquanto estiver na mesma. 
*seguro fiança: Uma pessoa presta serviços para a imobiliária se comprometendo a pagar o aluguel caso você não pague, geralmente custa cerca de 3 vezes o valor do seu aluguel e é um dinheiro que eles não te devolvem, você usa caso não tenha:
*fiador: uma pessoa que tenha DOIS imóveis no nome e renda superior a 3 vezes o valor do aluguel ou duas pessoas, cada uma com um imóvel no nome  e com renda superior a 3 vezes o valor do aluguel.

Móveis 

decoração+rosa+quartz
via reprodução
Se a casa não for mobiliada você tem que ter esses itens básicos, pode parecer bobagem a maquina de lavar roupas mas vocês já tentaram lavar lençol e calça na mão? Tem que ter bastante coragem! Não adianta comprar todos os móveis sem saber o espaço que você irá ter, algumas coisas antes vão parecer legais mas quando você se mudar podem nem ter utilidade, o ideal é economizar e comprar tudo quando for preciso, mas se preparem, eletrodomésticos são sempre bem carinhos! Também vai precisar de jogos de cama, panelas, gás...
Logo vem mais por ai, deixem aqui embaixo todas duvidas que vocês tem sobre o assunto e suas curiosidades, vale qualquer pergunta! Beijão e até a próxima! 

Aproveite e olhe também

11 comentários

  1. Ótimas dicas, sou vou morar sozinha se realmente tiver pronta
    Seguindo o seu blog
    http://meuestiloe.blogspot.com.br/
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Eu penso em morar sozinha daqui há alguns anos, como tenho uma boa relação com meus pais por enquanto está tranquilo, meu problema é que como não moro na capital tá ficando complicado em ir e voltar todo dia, mas eu gosto pelo menos hahaha Gostei das dicas e esperando o próximo post :3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, super útil. Meu sonho morar sozinha.
    Seu blog é lindo, parabéns.

    www.juntasearrumadas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas! É muito importante dar atenção a esses detalhes. Post super explicativo ♥
    xoxo

    Quinze Desejos

    ResponderExcluir
  5. Que dicas maravilhosas, morar sozinha é muito bom; tipo você tem uma liberdade, tem sua privacidade, faz as coisas do seu jeito na hora que você quiser. Mas mesmo com todas essas possibilidades para viver feliz, todos nós precisamos de disciplina para manter a casa organizada é tudo em dias. Quem tem os pais ricos né? tudo bem mas nós pobre mortais brasileiros que trabalha dia e noite pra manter o ganho pão precisa se organizar antes de resolver morar sozinha. Adorei as dicas, bjs <3

    http://joicyrecco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu estou nessa, pretendo começar a faculdade em abril, em um estado diferente (Piauí) onde não tenho parentes e nem amigos (tenho uma conhecida aqui da minha cidade que disse que iria me ajudar a encontrar um lugar para morar haha ♡), mas como provavelmente vou morar completamente sozinha, já prevejo vaaaarios perregues!! Por isso já amo essa categoria aqui do blog *-* Também tem a chance de eu morar em um República, o que me parece bem assustador as vezes, mas esse papo fica para outra hora hehe! Beijao, Li, o post está maravilhoso ♡

    ResponderExcluir